Firefox 3.5 lançado!

O Firefox 3.5 foi lançado, e essa é uma boa notícia. Significa que os navegadores livres e/ou que respeitam padrões abertos continuam deixando comendo poeira os navegadores legados com o Internet Explorer (especialmente o 6, que ninguém merece, né?).

Entre outras coisas, o Firefox 3.5 tem performance de javascript muito melhor, parecida com a do Epiphany 2.27.3, e suporta bastante coisa de HTML5, incluindo as tags de audio e vídeo. Muito importante com relação a isso, é que ele suporta por padrão os formatos abertos (assim como a WebKitGTK+, que usa GStreamer, mas o suporte às tags ainda não funciona 100%). Tem algumas páginas muito interessantes para acompanhar a ‘adoção’ da nova release: http://downloadstats.mozilla.com/.

As pessoas devem saber da minha relação de amor é ódio com a Mozilla – mesmo hoje o navegador não se integra bem com meu GNOME, a API de embedding deixa muito a desejar, mas ninguém pode negar que o Firefox foi o que trouxe um clima de abertura para a Web, e exigiu que todos começassem a se preocupar com padrões, desempenho e qualidade. Se você usa um sistema operacional proprietário, largue logo os navegadores proprietários e use uma coisa que presta! =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>