09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0

Eu não poderia ficar de fora dessa. Depois que foi descoberto o número usado para descriptografar os mecanismos de DRM do HD-DVD, meses atrás, uma sequência de acontecimentos interessantes fez com que esse talvez seja um dos números mais conhecidos do mundo. A coisa realmente explodiu quando a MPAA iniciou uma campanha de exigir que todos os sítios que o estivessem publicando retirassem do ar as páginas que o citassem; o Digg recebeu uma carta dos defensores do DRM exigindo que artigos que contivessem o número fossem removidos.

O Digg até tentou retirá-los, mas os usuários se revoltaram e postaram artigos e mais artigos contendo o número. Isso continuou até que o Digg saiu do ar e voltou com um posto do fundador do Digg declarando que topou a briga, e que vai permitir que os artigos permaneçam, lidando com as consequencias que aparecerem. Esse é um evento importante de desobediência civil da grande nação que é a Internet.

É um passo importante na luta contra as tecnologias que tem defeitos deliberados embutidos como decisões de projeto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>