Mozilla Corp e suas idéias sem noção…

Há algum tempo atrás a Mozilla Corp decidiu obrigar o Debian a parar de usar as brands Mozilla nos pacotes que distribui. O problema é que o Debian não quis aceitar o acordo de receber uma ‘licença’ especial para usar as marcas com a condição de que devia informar aos usuários que se modificassem o Firefox deveriam trocar o nome. O Debian normalmente não aceita tratamento especial, portanto acabou trocando o nome do Firefox pra Iceweasel.

Agora parece que a Mozilla Corp resolveu atrapalhar ainda mais as distribuições GNU/Linux. Ou elas mostram uma EULA ou tem de mudar o nome. Eu recomendo fortemente à Canonical mudar logo o nome e, como disse alguém, virar as costas pro Firefox. Ou, melhor ainda, trabalhar no Epiphany e no WebKit e esquecer a Mozilla Corp.

2 thoughts on “Mozilla Corp e suas idéias sem noção…”

  1. Estranho essa posição tua, visto que o Debian tem EXATAMENTE a mesma política com relação à proteção da marca.

    Não é sem motivo que você dificilmente vê distribuições derivadas do Debian usando a marca “Debian”. Eles são tão agressivos no sentido de defender a marca, quanto o pessoal da Mozilla.

  2. @Thales: não é bem assim; defender uma trademark é um requerimento legal. Se você não defende ou licencia você perde o direito. Mas ninguém pode ser processado por distribuir Debian e chamar de Debian =). O Debian não vai cair em cima de você se você distribuir o Debian com alguns patches seus, e ainda assim chamar de Debian.

    O Debian encrenca sim com alguns usos da marca (como no caso de acho que Hardened Debian, que dava a impressão de que Debian não era seguro por padrão), mas não com o caso com que a Mozilla Corp implica, então está bem longe de ser EXATAMENTE a mesma política.

    Acho que isso esclarece o que eu penso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>