C-A-B e Magic SysRq

Isso era pra ser comentário de um post no blog do Eriberto, mas como ele exige login para fazer comentários e reiniciar a senha que eu obviamente esqueci demorou muito, vai um post mesmo.

O post dele trata da ida embora da combinação Control-Alt-Backspace, que matava o X. Essa combinação ir embora é uma coisa boa, na minha opinião por vários motivos, o principal deles sendo que eu já derrubei meu X várias vezes sem querer fazendo um comando no Emacs ou no Bash ;D. Se uma combinação desse tipo era tão importante e precisava ser intuitiva é melhor a gente parar de zoar a Microsoft fazendo camisas com C-A-del e começar a zoar a nós mesmos =P.

Depois ele diz que “Novidade: agora é AltGR PrintScreen K.”. Não é bem assim. Essa combinação existe desde sempre e é um dos comandos do chamado Magic SysRq do Linux. Essa combinação específica serve para matar todos os processos do virtual terminal atual, que acaba por ser o suficiente para conseguir algo semelhante ao C-A-B. Outras combinações são AltGr+SysRq+e, que manda um SIGTERM pra todo mundo, AltGr+SysRq+i, que manda um SIGKILL pra moçada, AltGr+SysRq+s que faz um sync de emergência (manda pro disco tudo que tá em memória esperando pra ir pro disco), AltGr+SysRq+u, que remonta os sistemas de arquivo em modo leitura, e AltGr+SysRq+b que dá reboot.

As combinações mágicas precisam estar habilitadas no Linux (estão na maioria das distribuições, por padrão) e podem te ajudar a sair de um “travamento”, mesmo que seja reiniciando o sistema de forma limpa, sem risco de perder dados.

5 Replies to “C-A-B e Magic SysRq”

  1. Obrigado pelas informações Kov. Publiquei a notícia porque, às vezes, a gente rala para descobrir algo que não está facilmente divulgado na Internet ou na literatura.

    É importante ressaltar que detalhes como esses são mais óbvios para você, por ser um exímio programador e desenvolvedor Debian. Para um profissional de redes como eu, nem sempre isso é óbvio. Esse foi o motivo do “parcial” equívoco na notícia publicada.

    Obrigado por acrescer os detalhes. O seu post deu pingback no meu blog é já foi aprovado.

    Quanto ao login, o WP permite que você recupere a senha. Se não conseguir, posso trocá-la. O motivo de exigir login está aqui: http://www.eriberto.pro.br/blog/?p=168.

    Grande abraço.

  2. @Eriberto: eu achei legal seu post, só quis adicionar mais informações porque acho que são úteis, não se preocupe com erros, eu só fui descobrir o Magic SysRq quando meu computador começou a travar demais por causa de uns experimentos =P

    O pingback foi intencional, claro =).

    Com relação à recuperação da senha, eu tentei, mas a URL que permite a troca da senha demorooooooou demais e eu desisti. Eu não exijo login para meus comentários e não tenho que moderar spam demais. Eu uso um anti-spam pra wordpress que chama Akismet, que funciona direitinho. Recomendo usar algo do tipo, porque exigir login acaba por afugentar comentários =(.

    Abraço, e obrigado pelo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *