Banco do Brasil, tô achando que é tchau
Eu tô há algum tempo ficando cada dia mais chateado com o Banco do Brasil. Apesar de usar GNU/Linux internamente, e aparecer na mídia como uma instituição aliada do software livre, o banco sempre foi um pé no saco pra quem quer usar softwares e protocolos abertos. A idéia de girico da equipe do BB de usar java para uma “solução de segurança” sempre me deixou sem entender. Por muito tempo isso me obrigava a usar software proprietário se quisesse usar o banco online. Resultado: eu não usava banco pela Internet até a Sun lançar o java como software livre.
Acontece que o navegador que eu uso atualmente não tem suporte a plugins java ainda (porque, claro, o plugin do Java não é um plugin normal, como todos os outros que já funcionam), e eu uso atualmente amd64, e, caso você não saiba, a ’solução de segurança’ do BB só funciona com 32 bits. Como todos sabem, java é portável.
Algumas coisas, como essa, eu consegui passar por cima. Por exemplo: eu estava um dia olhando uma propaganda do banco sobre recursos para o iPhone. Na hora veio na minha cabeça: mas, peraí, iPhone não tem Java! Como, então, se usa iPhone para acessar o banco? Óbvio: retira-se a solução de ’segurança’, que sempre foi uma estupidez inútil, e se permite fazer algumas operações pelo iPhone. Não entendo muito bem por que a cisma com o iPhone, hype é foda, mas de qualquer forma, eu obviamente pensei em fazer meu próprio iPhone! Aqui vai, como!
Instale o Midori, no Debian basta instalar o pacote ‘midori’. Abra o Midori e vá no menu ‘Edit’, opção ‘Preferences’, e na aba ‘Network’ mande o Midori se identificar como ‘Custom’. Adicione a seguinte linha no campo de texto:
Mozilla/5.0 (iPhone; U; CPU like Mac OS X; en) AppleWebKit/420+ (KHTML, like Gecko) Version/3.0 Mobile/1C25 Safari/419.3
Pronto, você já pode logar no BB online pelo Midori, como se fosse um iPhone. Ḿas pra eu acessar pelo meu navegador normal não pode, né, BB?

Nos últimos tempos, minha relação com o banco ficou mais complexa: eu recebo meu pagamento pelo trabalho que faço para a Collabora por transferência internacional, e isso faz de mim um exportador de serviços (que chique, hein?), o que me obriga a usar uma estrutura similar a de empresas no trato com o banco, incluindo usar o horrível, péssimo, mal feito e bugado “Gerenciador Financeiro aplicativo”. Feito na maravilhosa linguagem Java™, que como todos sabem é Write once, debug everywhere™.
Esse pedaço de fail é extremamente chato de mexer, muito complicado. A única coisa fácil que dá pra fazer nele é errar. Mas até funcionava no meu amd64 (a solução de segurança não tava nem aí que ela falhava). Acontece que no último mês eles mudaram a forma como isso é feito, e agora não funciona mais com amd64, então eu precisei usar uma vm 32bits pra fazer o que eu preciso fazer.
Como isso já está beirando o ridículo, e eu sei que a única coisa que me causa esses aborrecimentos é a incompetência técnica do Banco do Brasil, acho que chegou a hora de repensar definitivamente qual banco usar para minhas necessidades bancárias. Sugestões?
November 3rd, 2009 at 2:49 pm
O internet banking do Itaú, embora use Windows internamente, funciona bem com software livre (e tem até versão para iPhone, olha que do caralho! Hahaha): só precisa de um browser (recente) com Javascript e HTTPS.
Para receber grana via transferência internacional eu recomendo o uso do Banco Rendimento. É o que menos cobra, dos que pesquisei na época. Não precisa criar conta: assim que a grana pingar na conta lá, eles transferem pra tua aqui; quando isso acontecer, te mandam um email, dizendo o quanto vão te pagar por dólar, além dos US$15 por operação. Eu o uso para receber a grana do AdSense e so far, so good.
November 3rd, 2009 at 7:24 pm
[...] http://blog.kov.eti.br/?p=97 a few seconds ago from Gwibber [...]
November 3rd, 2009 at 7:29 pm
Na verdade, o Banco do Brasil usa muito GNU/Linux porque o sistema operacional virou commodity, já que o grosso do serviço é feito numa janela de terminal conectado a um servidor remoto, o famigerado sistema.
Parece que a decisão de usar software livre é uma questão de gerenciamento de recursos, e não um compromisso com os clientes. Como eu ainda uso o Banco do Brasil, agradeço pela dica do user agent.
November 3rd, 2009 at 9:24 pm
Eu só consigo sugerir o que não usar: Caixa Econômica Federal.
Perda de sessões, não funciona no Epiphany 2.28 (tá, pode ser um problema no mesmo, mas bom… confio mais no Epiphany), lentidão, interface com o usuário ruim…
Além do mais, o atendimento num estabelecimento físico é ruim (acho que de todos os bancos são).
Na verdade, eu nunca vi alguém falando bem de um “internet backing”. Se Paypall se encaixa no conceito, ele é o melhor disparado. Tem até API.
Não se esqueça de publicar aqui sua experiência com o novo banco.
November 4th, 2009 at 12:31 am
Cara, eu tenho conta no BB e na Nossa Caixa, e posso dizer que o BB ainda é melhor, sem brincadeira.
Às vezes tenho a impressão que na NC eles fazem tudo em Windows…
Ah, sem contar o fato de que eles alegam suportar apenas IE e Netscape (?!?)
Valeu pela dica do Midori!
November 4th, 2009 at 9:04 pm
Sugestão de banco é complicado… Caixa talvez? O Midori é hype-like, já tem opção de identificação iPhone, não precisa customizar nada!
November 4th, 2009 at 9:05 pm
Oops, retiro minha sugestão da caixa depois de ler os comentários… Eu tô querendo sair fora do BB também, por razões além das tecnológicas.
November 5th, 2009 at 1:52 pm
Tenho conta empresa e pessoa física no Real. Nunca testei com Linux, mas com o Firefox funciona a contento. Não é perfeito, mas a culpa é dos designers de interface (será que eles têm isso?) e dos gerentes de projeto, como sempre. O desenvolvimento é “focado” em Windows e “Internet Exploder” e, se der certo em outros browsers, que bom!
A saber, eu uso Mac e tenho alguns servidores com NetBSD. Não uso Linux há muito tempo e sou usuário de muitos softwares livres (OO.o, WebKit, Firefox, Wine, Mono, etc.).
Um problema que tenho é o uso de leitor de código de barras comum (tipo pistola), que praticamente nenhum banco suporta. O que ocorre é que a “linha digitável” (o número gigante no topo dos boletos) é uma string diferente da representação em código de barras. Culpa da FEBRABAN. Os únicos leitores capazes de transformar o código de barras em “linha digitável” são aqueles de fenda, difíceis de se usar com documentos grandes ou grampeados.
Que eu saiba, somente o Itaú e o Bradesco aceitam os dados do próprio código de barras, o que eles chamam de “leitura ótica”.
Ou seja, banco é tudo a mesma coisa: agências lotadas, filas, funcionários que só têm cortesia com quem tem muita grana lá, caixas eletrônicos inseguros, internet banking quase inútil e taxas, muitas taxas!
November 5th, 2009 at 9:54 pm
Essa babaquice parece ser exclusividade do Brasil.
Os bancos online dos EUA e da Suíça no geral funcionam como se espera, não tem essa putaria de Java do diabo aquático e as coisas funcionam em vários OS. Talvez tenha a ver com a popularidade do Mac nesses países, que estimula a portabilidade.
É muito bonitinho quando a vice-presidente de seiláoque da Caixa vai no FISL aparecer, ou quando o governo brasileiro faz propaganda que é súper amigo do software livre. Sim, muito bonitinho, mas muito ordinário porque no dia-a-dia essas coisas ainda acontecem.
Daqui a pouco o BB vai exigir Flash também.
November 5th, 2009 at 11:57 pm
[i]agências lotadas, filas, funcionários que só têm cortesia com quem tem muita grana lá,[/i]
Coitado dos funcionários, se quem vai de vez em quando num banco, fica indignado com filas, demoras, reclamações, imagina o funcionário que tem que passar todo santo dia nessa rotina.
Funcionário que não pode simplesmente dizer um palavrão, humilhar alguém e ir embora, que não tem poder nenhum para mudar essas situações, pois não é o dono do banco, é somente o funcionário mal pago e explorado.
E ainda quando inventa de fazer uma greve por condições de trabalho decente, é atacado como se fosse um lunático terrorista.
November 6th, 2009 at 3:29 pm
Uso o internet banking do Banco Real no meu dia-a-dia, tanto com Opera e Firefox, e não tenho o que reclamar. Funciona sem problemas no meu GNU/Linux. Não tem flash, java e nem js-code-only-ie.
November 9th, 2009 at 3:47 pm
Cara, usa o CITI.
November 9th, 2009 at 9:00 pm
Eu recomendo o Itaú também. Tenho usado ele no Epiphany e tudo funciona bem.
Eu estava me perguntando aqui Kov, é possível escrever um plugin pra trocar o User Agent do Epiphany (2.28)? No trabalho me obrigam a usar um lixo de ferramente chamada USD da CA e aquela merda faz validação pelo User Agent. Quando eu entro no lixo da aplicação ela me exibe uma versão para PDA.
O foda é que os caras ainda pagam uma fortuna por isso…
November 9th, 2009 at 9:07 pm
[...] de um chroot, ou mesmo dentro de uma máquina virtual. Por fim, Gustavo Noronha (kov) até sugeriu fazer o navegador identificar-se como um iPhone, porque nesse caso o Banco do Brasil retira arbitrariamente o teclado virtual e o identificador de [...]
December 14th, 2009 at 11:23 am
Uso o Bradesco e ele também usa teclado virtual, mas funciona normalmente com qualquer browser e com qualquer java.
Acho que é uma mera falta de boa vontade do pessoal de ti do BB.
Acredito que quem tem o poder de contrata-los ou demiti-los não sabem deste problema.
December 14th, 2009 at 2:36 pm
Usei Linux 64bits por anos e nunca tive problema com as soluções do BB.
December 14th, 2009 at 5:21 pm
@Daniel: quando foi isso? Você usava o teclado virtual pra fazer login, na época? Já existia o Java 64bits na época, ou você usava o plugin 32bits?
December 16th, 2009 at 12:25 pm
Oi Kov,
Minha solução para acessar o BB em um Linux 64bits foi relativamente simples:
Baixe um firefox 32bits e um Java 32 bits e rode eles na sua máquina. Fazendo o truque de abrir o firefox 32 em um “perfil” diferente do 64 e pedindo para ele ignorar comunicação entre processos (para poder rodar ele ao mesmo tempo que outro Firefox). Aí o BB funciona tranquilo, tanto a versão Web para P.F. e P.J., quanto o “Gerenciador Financeiro Aplicativo” para P.J.
O problema com a “solução de segurança” do BB só funcionar em 32 bits não é culpa exatamente do Java (não que eu seja lá muito amigo do Java), mas do fato de que a “solução de segurança” deles pra linux é uma biblioteca binária escrita em C que o aplicativo Java deles tenta usar via JNI e obviamente não funciona em 64 bits parece servir unicamente para gerar um identificador único da sua máquina com base em atributos do hardware (MAC, id do disco, id da CPU. Rola um “strings” nessa biblioteca pra ver, é bem interessante)
A solução pra isso seria simples. Bastaria eles recompilarem a biblioteca em 64 bits. Mas eu acho todo o conceito extremamente maligno pra começo de conversa. Já que eles se dão o trabalho de detectar o sistema operacional, eles deveriam simplesmente desencanar de segurança em ambiente Não-Windows. Afinal, não é como se usuários de outras plataformas estivessem constantemente sujeitos a trojans, key-loggers, vírus, etc…
Abraços,
Leo
December 16th, 2009 at 4:26 pm
@Leonardo: sua “solução” não é bem para rodar em 64 bits - o que você faz é o mesmo que eu: renunciar a 64bits só para o banco. Eu instalei uma VM pra isso.
Não me interessa muito esse tipo de “solução”; o problema é tão primário e tão ridículo que eles deviam sentir vergonha =P.
December 17th, 2009 at 6:46 pm
Oi Kov;
Pelo que li no site do BB, eles estão tirando essa forma de autenticação depois que eu e acredito que a maioria que está lendo esse post ligou para lá e pediu uma solução.
O engraçado do atendimento do técnico foi ele ler o script e dizer que eu tinha que instalar o JVM 1.5 e eu explicando para ele que no AMD64 não existe plugin na versão 1.5 e ele insistindo para eu instalar.
De qualquer forma, eu não posso do BB agora, daí, vou esperar para ver a nova solução de autenticação deles.
Ahhh!! No quesito IB, eu utilizo o Unibanco e não tenho muitas reclamações, a não ser a impressão do comprovante que tem “n” informações inúteis que servem para encher papel. Um desperdício! Inclusive já até abri chamado para eles mudarem isso, mas até agora nada.
[]’s,
Still
January 3rd, 2010 at 10:21 am
Fala Noronha,
Esses problemas de portabilidade sempre existiram la hehe. Na epoca que eu ainda usava debian, eu resolvia meus problemas com chroot 32bits mesmo =P
Mas quanto ao Banco do Brasil o gestor nunca deu prioridade para essas questões de portabilidade porque ele não iria aparecer muito com isso. Lá o mais importante é alimentar o ego mesmo.
Acho que agora deve melhorar, eles tiraram o teclado virtal e adotaram uma solução de segurança diferente no windows você tem que instalar um programa, no firefox você instala um plugin e no safari você tem que utilizar java mesmo ¬¬ (que não está funcionando por sinal). Acredito que se você utilizar o firefox não deve ter muitos problemas.
Pelo menos com essa mudança esses problemas cairam na responsabilidade de quem deveria ter cuidado melhor disso a muito tempo, e agora acredito que vão da a devida prioridade para o problema. Só não sei quanto tempo isso vai durar ^^
A e se resolver mudar de banco, muda para um banco totalmente privado. Se eu tivesse que utilizar o gerenciador financeiro do BB não ia rolar mesmo iauehi =P
Abraço ;]
January 6th, 2010 at 2:53 pm
É cara… desanimador.
Eles tem um gerenciador financeiro web, que eu achei que funcionaria tranquilamente. MAAAAS não funciona! pqp
Acho que poderíamos ligar no 0800 e fazer reclamações. Acredito que resolveriam isso rapidamente, se ligarmos.
segue o número
0800 729 0722 Dá pra abrir a reclamação.
3003 0500 - Parece dar pra abrir reclamação também em relação ao sistema para Mac porém estou tentando ligar e não tenho sucesso, provavelmente é um congestionamento da linha.
que maravilha.
abraçøs
guima
January 6th, 2010 at 8:18 pm
Seus comentários sobre java são completamente imbecis, e demonstram que você não sabe bulhufas do que está falando. rss…
January 6th, 2010 at 8:36 pm
@Diogo: é mesmo? Conta mais! O que exatamente é imbecil no que foi dito sobre java?
January 13th, 2010 at 4:08 pm
Meu voto vai p/ Itaú.
É disparado o melhor internet banking. Simples, roda em qq. browser e a segurança nas transações é por token.
A propósito, essas “soluções de segurança” (BB, Caixa, Real) só me trouxeram instabilidade. Estão cheias de bugs e derrubam o IE direto. Criei uma máquina virtual só para acessar os bancos com essas brilhantes “soluções de segurança” e nunca mais tive problemas.
January 14th, 2010 at 2:42 pm
Já passei pelos mesmos problemas. Isso é ridículo! Até quando o Brasil vai disseminar essa merda de java em qualquer coisa?
January 19th, 2010 at 1:41 am
Posso sugerir uma solução mais simples para alterar a identificação do Firefox?
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/59
January 19th, 2010 at 8:26 am
@Rudolf: poder voce pode, mas eu usei midori de propósito =)
February 2nd, 2010 at 12:23 pm
Velho, mto bem pensado o user agent.
Concordo plenamente com o q vc falou do Java. Eh simplesmente ridiculo!!!
Eu uso Arch Linux + google chrome. E pra eu acessar o site do bb, simplesmente:
google-chrome –user-agent=”Mozilla/5.0 (iPhone; U; CPU like Mac OS X; en) AppleWebKit/420+ (KHTML, like Gecko) Version/3.0 Mobile/1C25 Safari/419.3″
Claro que botei isso dentro de um chromeBB.sh
De novo, obrigado!
March 9th, 2010 at 12:44 pm
Eu não sei como era antes com o teclado virtual porque aqui funcionava a contento. Talvez fosse incomodo fazer todo o processo de cadastramento, mas nunca vi reclamações sobre transações não serem autorizadas pelo IB do BB. Agora, eles decidiram simplesmente vigiar nossas contas. Hoje não faço recarga de celular e nem pago títulos pelo IB do BB, e de acordo com o “suporte técnico” é assim mesmo e eu que me vire, que compre outro computador ou vá acessar o IB em uma lan house da vida. Ou ainda posso sempre ir para a fila do caixa eletrônico… se achar um que funcione. Aceitei o conselho deles e fui pra fila… lá no setor de pessoal da universidade para mudar meu salário para outro banco. O BB certamente não tem pessoal de TI, porque não é possível que alguém tenha seriamente concebido o atual sistema de aborrecimento… digo, sistema de segurança do BB.
March 29th, 2010 at 10:14 pm
Kov, testei hoje e está funcionando em Linux 64 bits. Confirma aí se pra você também funciona. Eu cheguei a ligar lá pra reclamar que não estava funcionando, pode ser que tenham desabilitado alguma coisa pra minha conta. Mas acho que não, porque lembro de ainda ter testado na mesma semana. Veja em: http://www.politreco.com/2010/03/banco-do-brasil-linux-64-bits/
May 6th, 2010 at 2:00 am
Concordo de corpo e alma com JJ!!! GratOOO pelas risadas.
Tive as mesmas experiencias ao usar o interface do BB, porem nao as levaram para tao longe…
Sobre bancos em geral no Brasil: uma MERDA!!! Empresas que acho que os clientes existem para eles e nao vice-versa…
Ole
July 1st, 2010 at 1:02 pm
Eu uso Ubuntu 64 e só tive que instalar o java da sun e uso o banco do brasil sem problemas.
Abraços!!